Mostrando postagens com marcador Receitas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Receitas. Mostrar todas as postagens

sábado, 16 de maio de 2009

Carne assada que até "Eu Faria"



Quem me conhece sabe que gosto de me aventurar no universo culinário. O que nunca fiz antes foi batizar minhas receitas. Na verdade, nunca nem tive o trabalho de anotar uma delas. Talvez seja uma boa hora, já que morando sozinho e tendo oportunidade de praticar sem me preocupar com críticos, posso dar asas à minha criatividade gastronômica.
Bem, a primeira receita de meu livro de criações será a carne assada “Eu Faria”, em homenagem ao meu grande amigo Rodrigo Faria, um grande incentivador dessa empreitada culinária.

Carne Assada “Eu Faria”

Ingredientes:
1 Kg de Carne Moída
200 g de Pernil de Porco Defumado
100 g de Bacon
4 Colheres de Maionese
2 Tomate
½ Cebola
Manteiga ou Azeite
Azeitonas

Modo de Preparo:

Fritar a cebola na manteiga ou azeite. Quando a cebola dourar acrescentar o tomate picado sem pele e o pernil defumado picado em pequenas tiras. Acrescentar tempero ou sal a gosto. Acrescentar o bacon e fritar por cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Não há necessidade de acrescentar água, pois o tomate soltará liquido na medida em que aquece.

Colocar a carne moída em um recipiente e temperar a gosto. Acrescentar os ingredientes que foram fritos no passo anterior e as colheres de maionese. Misturar bem e colocar o bolo de carne em uma assadeira. Pincelar grosseiramente com maionese e enfeitar com as azeitonas.

Assar em forno pré aquecido por cerca de quarenta minutos. Verificar o cozimento da carne periodicamente. Ela não pode secar, caso note que a mesma já está assada, mesmo antes do tempo estimado, retire do forno.

Essa receita serve quatro pessoas.

Eu fiz... e você... faria?

domingo, 22 de junho de 2008

Strogonoff


Minha amiga Fernanda e seu namorado, meu "irmão" Giuliano, estiveram aqui em casa para prestigiar meus dotes culinários. Eu não cozinho bem, mas gosto muito de fazê-lo e inventar algumas receitas é um grande divertimento para mim.
Meu maior desafio e acho que é assim também para muitas pessoas, é fazer o tal do arroz. Eu tinha muita dificuldade de fazê-lo ficar soltinho. Na verdade era uma grande loteria. Às vezes eu o fazia despretensiosamente e ele ficava maravilhoso. Outras vezes eu caprichava, mas o danado não cooperava. Foi então que descobri o “arroz parboilizado”. A princípio é um arroz comum, não há diferença nenhuma na aparência e no gosto, exceto pelo fato dele ser um pouco maior. Contudo, esse arroz tem uma propriedade que é fantástica: ele não “empapa” de jeito nenhum! Não há quem consiga fazê-lo empapar. Assim, fazer arroz para mim deixou de ser loteria e passou a integrar o rol de pratos que faço sem medo algum de dar errado.
É verdade que a história desse strogonoff que fiz para meus amigos é um pouco diferente, nesse dia, eu ainda não havia descoberto o tal arroz mágico, e por mais que eu tenha feito malabarismos, ele empapou. Acontece que a Fernanda gosta muito de arroz desse jeito e parece que gostou do prato, não posso dizer o mesmo do Giu, porque ele não é muito fã de arroz assim, mas para não me contrariar ele acabou elogiando. Fato é que a Fernanda fala muito desse prato que fiz, que ao contrário do arroz, ficou do meu agrado. Ela me pediu para enviar-lhe a receita e como eu tive que digitá-la, resolvi posta-la aqui no blog. Então, segue a receita do strogonoff com arroz empapado, para minha amiga Fernanda.
Antes que eu me esqueça, strogonoff é feito com carne, se alguém fizer um de frango, passa a ser chamado de fricassé (cultura inútil, mas...)


Receita do Strogonoff
Por “Chef” Helton Vieira

Ingredientes:
½ kg de contra filé
½ cebola
1 dente de alho
100g de champignon
3 colheres de azeite de oliva
¼ de um copo de rum, conhaque ou vinho branco
2 latas de creme de leite
2 tabletes de caldo de carne.
Sal ou tempero à gosto
Uma colher de catchup.

Modo de preparo:
Corte a carne em tirinhas e reserve. Dissolva os tabletes de caldo de carne em um copo e meio de água fervente.
Corte a cebola e o alho em pedaços bem pequenos e leve ao fogo com o azeite até dourar. Acrescente os champignons e mexa bem.
Acrescente a carne picada e deixe fritar (se for preciso adicione um pouquinho de óleo de soja para fritar) com um pouco de tempero ou sal ao seu gosto. Quando a carne começar a fritar (ela não pode ficar bem passada!) jogue o quarto de dose de conhaque e deixe o álcool evaporar (se quiser pode flambar), mexendo sempre. Acrescente o caldo de carne dissolvido em água e deixe ferver para reduzir. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa a te homogeneizar a mistura. Caso queira dar um pouco de “cor” acrescente uma colher de catchup (não é necessário, eu não gosto, mas muita gente acha legal a corzinha)
Sirva com arroz branco “empapado” e batata palha.