quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Escorregar de novo não!

Eu estou muito desconfortável com a escolha por um candidato nessa próxima eleição. Duas coisas me chamaram a atenção: a falta de bons nomes e também o discurso continuista do candidato da situação.

Incomoda-me muito ficar ouvindo todos os dias frases como “o que é bom tem que continuar” ou “em time que está ganhando, não se mexe”. Foi com esse tipo de discurso que o atual prefeito venceu a eleição passada: “não deixe essa ambulância parar”, em uma referência às ambulâncias do SAMU que, de acordo com o outrora candidato, parariam de atender à população se o candidato do PSDB ganhasse. Em minha opinião isso foi puro terrorismo, uma argumentação vazia e barata, mas que surtiu efeito na população.

Até outro dia, quase ninguém conhecia o Sr. Márcio Lacerda, candidato da “aliança” entre o PT e o PSDB, mas depois que a lavagem cerebral iniciou, com as propagandas no rádio e na televisão, suas intenções de voto passaram de oito para quarenta pontos percentuais (Fonte: pesquisa IBOP veiculada pela Rede Globo).

Não estou fazendo nenhum juízo desse ou daquele candidato, mas externando minha preocupação de que o povo não reflete sobre as propostas dos candidatos e sim é levado por falácias e pesquisas eleitorais. Isso tudo me lembra a eleição presidencial em que o Sr. Fernando Collor foi de ilustre desconhecido à salvador da pátria por meio de ações de marketing e lobby de grandes empresários.

É como naquela piada em que o português cai ao escorregar em uma casca de banana e ao ver outra à frente pensa: “lá vou eu escorregar de novo”. Esse é o meu grande medo! Está sendo construído diante dos nossos inocentes olhos um enorme palanque para as próximas eleições presidenciais. A cúpula do PT vem a cada dia, promovendo a Ministra da Casa Civil, Sra. Dilma Rousseff, através de ações que, a meu ver, são puramente eleitoreiras, como a banalização e exacerbação do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e da exploração do petróleo do pré-sal, bom, isso já é assunto para um novo devaneio. Enquanto isso fica uma prece: que o povo brasileiro acorde e se torne mais crítico ao fazer suas escolhas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei, muito boas observações. Concordo com vc, acho q este deveria ir para uma coluna de jornal, rs.

Sabe, a gente vai sendo levado pelos argumentos dos atuais candidatos sequer paramos pra pensar no que estão falando, né.

Francamente, tenho que parar e pensar um pouco para escolher o meu candidato.

Tarefa difícil...

Abração!

Sabrina

Anônimo disse...

Pois é... difícil né... mas pensando direitinho dá pra escolher um... e não importa que ele não ganhe... pelo menos a gente faz a nossa parte.
Abração para você também!