domingo, 7 de setembro de 2008

É pra derreter...


É... moramos em um “país tropical, abençoado por Deu e bonito por natureza”, não tem como fugir desse calor que é marca registrada dessa nossa terra. Muitos gostam, outros, como eu, nem tanto.
Não que eu não goste do clima do nosso país. Calor é bom quando se está de férias, na beira de uma piscina ou na areia da praia, tomando um suco bem gelado, agora, fugiu um pouco disso e a coisa começa a ficar complicada. Com o tempo quente, trabalhar, estudar, dormir, entre tantas outras coisas, passam a ser atividades que nos exigem certo grau de disposição e adaptação. Tem certas noites que não adianta nem abrir a janela, parece que até o vento procurou algum lugar para se refugiar da quentura. A cortina nem mexe. Aquele ar quente soprado pelo ventilador é a única coisa que nos alivia um pouco. Daí você resolve tomar um banho. Ah, que delícia... a refrescante água morna, quase fria, alivia um pouco o desconforto. Quando saímos do banho, o choque térmico nos beija a pele e nos dá um fio de esperança, que logo depois de alguns minutos, vai embora, vencida pela implacável sensação de que estamos dentro de um forno.
Transpirar, um mecanismo biológico de controle da nossa temperatura, é algo que me incomoda um pouco. Acho que ninguém gosta. O pior é aquela sensação de estar se derretendo. Sem contar que nem todo mundo tem o bom senso de usar um bom desodorante, quanto a isso, sem comentários.
E a coisa só está piorando. Com o aquecimento global, a temperatura só tem subido. Os verões ficam cada vez mais quentes e o inverno cada vez menor. Isso é preocupante, além de muito desconfortável.
O jeito é tentar remediar esse calor todo... caminhar a noite pela lagoa da Pampulha ou por qualquer outro lugar bem arborizado ou que tenha água perto é uma boa pedida. Tomar bastante líquido também ajuda. E para quem gosta de beber, não exagerar na cerveja é algo essencial.
No mais, que venha a primavera com jeitão de verão!

Nenhum comentário: