domingo, 22 de junho de 2008

Strogonoff


Minha amiga Fernanda e seu namorado, meu "irmão" Giuliano, estiveram aqui em casa para prestigiar meus dotes culinários. Eu não cozinho bem, mas gosto muito de fazê-lo e inventar algumas receitas é um grande divertimento para mim.
Meu maior desafio e acho que é assim também para muitas pessoas, é fazer o tal do arroz. Eu tinha muita dificuldade de fazê-lo ficar soltinho. Na verdade era uma grande loteria. Às vezes eu o fazia despretensiosamente e ele ficava maravilhoso. Outras vezes eu caprichava, mas o danado não cooperava. Foi então que descobri o “arroz parboilizado”. A princípio é um arroz comum, não há diferença nenhuma na aparência e no gosto, exceto pelo fato dele ser um pouco maior. Contudo, esse arroz tem uma propriedade que é fantástica: ele não “empapa” de jeito nenhum! Não há quem consiga fazê-lo empapar. Assim, fazer arroz para mim deixou de ser loteria e passou a integrar o rol de pratos que faço sem medo algum de dar errado.
É verdade que a história desse strogonoff que fiz para meus amigos é um pouco diferente, nesse dia, eu ainda não havia descoberto o tal arroz mágico, e por mais que eu tenha feito malabarismos, ele empapou. Acontece que a Fernanda gosta muito de arroz desse jeito e parece que gostou do prato, não posso dizer o mesmo do Giu, porque ele não é muito fã de arroz assim, mas para não me contrariar ele acabou elogiando. Fato é que a Fernanda fala muito desse prato que fiz, que ao contrário do arroz, ficou do meu agrado. Ela me pediu para enviar-lhe a receita e como eu tive que digitá-la, resolvi posta-la aqui no blog. Então, segue a receita do strogonoff com arroz empapado, para minha amiga Fernanda.
Antes que eu me esqueça, strogonoff é feito com carne, se alguém fizer um de frango, passa a ser chamado de fricassé (cultura inútil, mas...)


Receita do Strogonoff
Por “Chef” Helton Vieira

Ingredientes:
½ kg de contra filé
½ cebola
1 dente de alho
100g de champignon
3 colheres de azeite de oliva
¼ de um copo de rum, conhaque ou vinho branco
2 latas de creme de leite
2 tabletes de caldo de carne.
Sal ou tempero à gosto
Uma colher de catchup.

Modo de preparo:
Corte a carne em tirinhas e reserve. Dissolva os tabletes de caldo de carne em um copo e meio de água fervente.
Corte a cebola e o alho em pedaços bem pequenos e leve ao fogo com o azeite até dourar. Acrescente os champignons e mexa bem.
Acrescente a carne picada e deixe fritar (se for preciso adicione um pouquinho de óleo de soja para fritar) com um pouco de tempero ou sal ao seu gosto. Quando a carne começar a fritar (ela não pode ficar bem passada!) jogue o quarto de dose de conhaque e deixe o álcool evaporar (se quiser pode flambar), mexendo sempre. Acrescente o caldo de carne dissolvido em água e deixe ferver para reduzir. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa a te homogeneizar a mistura. Caso queira dar um pouco de “cor” acrescente uma colher de catchup (não é necessário, eu não gosto, mas muita gente acha legal a corzinha)
Sirva com arroz branco “empapado” e batata palha.

3 comentários:

Unknown disse...

Ameeeeeeeeeeeei a homenagem... rsrsrs... Assim que ele chegar eu vou mostrar... Abraços...
PS: alguém falou que ia gravar uma cópia do cd da Lu pra mim, né...

Unknown disse...

Adorei a receita, quero só ver se na prática isso funciona.

Bjos

Ju Souza disse...

Ainda vou querer experimentar hein.........rs
bjim.