segunda-feira, 16 de junho de 2008

Thre little birds


Uma das formas de se promover, ou melhor, de se ‘posicionar’ um produto, é a associação que se faz dele com uma determinada música. Exemplo disso é um comercial que está sendo veiculado nas últimas semanas em várias emissoras de televisão. Trata-se da peça publicitária do novo Palio Adventure, cujo tema musical é “Three little birds”. Essa música foi composta por Bob Marley e tornou-se um clássico do reggae. A idéia por trás do bem produzido comercial é associar os atributos fora de estrada do carro à mensagem da música que diz algo como: não se preocupe com nada, tudo dará certo. É como se dissessem que o tal carro não te deixará na mão, mesmo que você se embrenhe por caminhos de difícil transito. Tal feito só é possível em razão do sistema de tração do veículo que bloqueia o efeito do diferencial. Complicado? Coisas de mecânica que não vem ao caso agora. O que interessa mesmo é esse artifício que os publicitários usam para “vender” uma idéia. É óbvio que se sua intenção é “fazer uma trilha” ou participar de um rally, esse não será o carro mais recomendado. Trata-se de um carro com tração 4x2, ou seja, apenas nas rodas dianteiras, o que faz dele tão off road quanto qualquer outro carro de passeio, mas o que vale mesmo é o appeal romântico que instiga o cidadão comum a se sentir um aventureiro. É o estereótipo do britânico que anda sempre com um guarda chuva na mão, sendo levado às últimas conseqüências: se um dia você se distrair e for parar em uma selva remota, fique tranqüilo, seu carro é equipado com apetrechos que poderão te levar de volta para casa. Eu realmente gostei da propaganda e acho que é válido usar esse artifício para promover o carro, mas pensando bem, esse é um dos clássicos exemplos de que nossas decisões de compra estão ligadas aos nossos mais profundos desejos. A necessidade motiva a compra, mas os desejos a condicionam. A necessidade de lavar as roupas existe e motiva a compra de sabão em pó, contudo, o desejo de harmonia, paz, serenidade, felicidade, nos condiciona a comprar a marca que vende essa idéia. Já reparou nos comerciais de sabão em pó? Mostram uma dona de casa moderna, bem vestida, cabelos e maquiagem impecáveis, colocando as roupas para lavar e indo brincar com os filhos ou estar com o marido. Não compramos um produto, mas a idéia de que ele poderá nos tornar uma pessoa melhor do somos. Ilusão? Talvez, mas como seria chata a vida sem elas. E se eu pudesse dar um conselho, ele seria: “don’t worry about a thing, cause every little thing, gonna be all right”.



This is a great music!

Nenhum comentário: