domingo, 20 de julho de 2008

Devaneios a cerca do tempo


O tempo é algo realmente relativo. Quando perguntado sobre isso, Einstein disse que dependeria do referencial. Depende de como vemos e de como vivemos o tempo e o momento. Quando se está ao lado de uma companhia agradável, tomando suco de abacaxi e discutindo sobre cinema, pessoas, a vida, o tempo é crudelíssimo, voa. Já quando estamos sozinhos em casa, pensando na morte da bezerra, cada minuto é como se fosse uma hora.
Outro aspecto interessante é a viagem no tempo. Muitos dizem que ela é impossível. A física moderna discorda. Entendo que essa viagem, mentalmente, é mais do que possível. Voltamos ao exemplo acima. Ao se entrar no carro e sentir o perfume da companhia agradável da noite anterior, pode-se mentalmente, viajar no tempo e recordar quase fisicamente tudo que aconteceu. Ou ainda, pode-se viajar para o futuro e imaginar o que poderá acontecer, bastando conduzir adequadamente os acontecimentos, para que as situações passem de imaginação para futuro, propriamente dito.
Se dois relógios iguais forem sincronizados e dispostos em locais distintos, um em uma ponto qualquer da terra, e outro colocado em uma nave lançada ao espaço, caso a nave viaje na velocidade da luz por algum tempo, quando essa retornar à terra e os relógios confrontados, poderá ser constatado que o relógio que ficou na terra estará adiantado em relação ao que viajou no espaço.
Fato é que o tempo tem acelerado nos últimos anos, pelo menos na minha percepção. Nunca temos tempo para nada. O dia já não é suficiente. Talvez se ele tivesse vinte e seis horas, nossa vida seria mais facil: uma hora a mais para trabalhar e uma outra hora a mais para dormir. Bom, nesse caso, pensando assim, vinte e oito seriam ideais: sobrariam mais duas horas para passar com as companhias agradáveis.

Um comentário:

Ju Souza disse...

Puxa... valeu minha "reclamação" por novos posts...
Inspiração não lhe faltou!
O Tabacarias ficou perfeito... e devaneios tb foi longe...
E só pra lembrar: vc tem sido um presente pra mim!
bjim. boa semana!!!