terça-feira, 1 de julho de 2008

Muito além do Calypso...


Uma amiga, cansada de pedir-me o endereço eletrônico do blog, “jogou” no Google a frase “muito além da razão”. O resultado mais significativo foi uma música da banda Calypso com o mesmo nome. Não preciso nem dizer que fui alvo, injustamente, de chacotas e de estúrdias folganças por parte de minha “ex” amiga. Fato é que eu não sabia, até o fatídico momento, que existia tal ode à dor de cotovelo. Logo eu que repudio com veemência tal comportamento.
Após ler o bem intencionado conjunto de versos, eu cheguei a uma conclusão: o compositor foi felicíssimo ao escolher o nome da música. É realmente algo muito além da razão ou da compreensão humana, um sujeito que se dispõe a agir tal como o digníssimo protagonista da citada música. O mínimo que eu poderia fazer diante de tamanha coincidência é um pequeno comentário sobre essa obra prima do cancioneiro popular brasileiro. Os meus comentários seguem entre parênteses.

Muito além da razão

Coração tá em pedaços
Desde que você se foi (no mínimo o caboclo aprontou algo pra ser abandonado)
No vazio do meu quarto
Eu não sei o que é que eu faço
Com as lembranças de nó s dois (nota-se a latente obsessão)
(Até aqui tudo bem, um cara que deve ter feito besteira e foi abandonado pela namorada. Se não fosse a falta “do que fazer” do camarada, que não faz outra coisa a não ser ficar pensando na tal.)

Quando eu olho no espelho
Não me reconheço mais
E esses meus olhos vermelhos
Dessas noites sem dormir
Da falta que você me faz
(Vá lá, quem nunca sofreu por amor que atire a primeira pedra. Confesso que estou começando a sentir pena dele.)

Onde você está agora
Se eu pudesse imaginar (já dizia o velho ditado: mente vazia...)
Portugal ou Japão
Pra salvar meu coração
Eu iria te buscar (convenhamos, se o camarada tivesse dinheiro para ficar viajando para a Europa e para a Ásia... eu já ouvi muitos dizerem - não é minha opinião - que quem gosta de homem é homossexual, mulher gosta mesmo é de dinheiro, sei não... se bem que as mulheres retrucam: dizem que elas gostam de beleza interior - e os homens completam: por “beleza interior” leia-se fazendas, sítios e demais propriedades rurais – belas.)

Muito além do prazer
É o nosso amor (sem comentários)
Muito além da razão (concordo! Aliás, foi a única coisa sensata que o camarada disse até agora.)
Essa paixão
Solidão faz doer
Sou mais eu e você
Em um só coração
(blá, blá, blá,blá...)

Nunca é tarde demais
Pra recomeçar (é... até pode ser...)
Você tem que aprender
A perdoar (YES!!! Não falei que o cara tinha pisado no tomate!)
Se me der o prazer (Uai?! Ele não disse que o amor deles era muito mais do que o prazer?)
Vou mostrar pra você
Que ainda sei te amar
(Lindo! Eu, particularmente, acho que a tal moça deveria ir correndo! – para um lugar bem longe.)

Bom, brincadeiras à parte, o nome do blog não foi uma homenagem à música, nem à banda Calypso, na verdade, não tenho nada contra, bom, talvez algumas coisinhas, mas definitivamente eu não conhecia e respeito quem gosta. Assim, gostaria de deixar claro que foi uma brincadeira, afinal, só brincamos com aquilo ou com quem gostamos. (se bem que não sei se é o caso, mas...)

Um comentário:

Rodrigo Candido disse...

Nunca pensei em ver uma musica do Calypso em seu Blog, mesmo fazendo comoaração ao nome mas os seus comentarios foram de +++++++; muito bom Helton