quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Será que "vale"?


O Brasil é um país altamente atrativo aos mercados. Com suas contas em dia, seu recém obtido “investment grade” e com os juros reais pagos pelo governo brasileiro, os maiores do mundo, diga-se de passagem, nosso país se revelou um paraíso para investidores de todo o mundo. O grande afluxo de capitais derrubou ao longo dos últimos anos o valor do dólar, inflou, talvez artificialmente, o mercado de capitais brasileiro e contribuiu com os melhores números da história da Bovespa. A dúvida era em quantos pontos fecharia o índice da bolsa de valores, uns diziam que chegaria aos 80 mil pontos, outros que o crescimento não ultrapassaria os 75 mil, outros ainda diziam que o céu era o limite.

Ledo engano. Após estourar a crise financeira mundial, o que vimos foi uma derrocada do mercado de capitais, não só brasileiro, mas mundial. A aposta hoje é para tentar acertar qual será o fundo do poço. Uns dizem que fecharemos o ano beirando os 30 mil pontos, outros, mais pessimistas, dizem que chegaremos aos 19 mil.

As ações da Vale, antiga Companhia Vale do Rio Doce, tiveram hoje a maior desvalorização desde maio de 1990! O papel da empresa teve uma queda de 15,16% e fechou negociada à R$23,50. Para se ter uma idéia da trajetória dessa ação, no final de maio desse ano, o valor da VALE5, ação preferencial da companhia, estava beirando os sessenta reais, ou seja, de lá para cá ele despencou aproximadamente 60%!

Isso tudo significa que é hora de sair do mercado? Que é chegada a hora de lotar os CDBs e poupança com o que sobrou dos investimentos em bolsa de valores? Que será o fim do capitalismo? Bom, penso que não necessariamente. Todos conhecemos a máxima: comprar na baixa e vender na alta. O problema é que as pessoas insistem em fazer o contrário. Enquanto o mercado estava na euforia, aquecido, todos foram às compras. Agora, no auge (será?) da crise, todos fogem das ações como vampiros fogem do sol. Será que essa é a melhor coisa a se fazer? Novamente sou obrigado a discordar. Para se ganhar dinheiro nesse mercado, tem-se que comprar ao som de trovões e vender ao som de violinos, ou seja, agora, quando todos estão se desesperando e vendendo todos os seus papeis, ações como as da Vale, tornam-se altamente atrativas. Nesse momento de crise, ao som de trovões, deve-se ter sangue frio e comprar, para que daqui a alguns meses (rezo muito por isso), com o mercado já calmo e equilibrado, ao som de violinos, possa-se vender e ganhar dinheiro com todo esse barulho.

Respondendo a pergunta: será que “vale”? Bom, eu penso que sim! Agora, haja sangue frio. Durma-se com um barulho desses.

Nenhum comentário: