domingo, 20 de abril de 2008

Como instalar um fogão...


Pois é...
Hoje completa exatamente uma semana que me mudei para meu novo lar.
Como o tempo passa. Parece até que foi ontem. Bom, ainda não deu tempo da "ficha cair" pois, minha vida tem sido uma correria só. Sempre há alguma coisa a ser feita. Um detalhe aqui, outro ali. Hoje por exemplo, eu instalei meu fogão e minha máquina de lavar.
A máquina de lavar foi moleza, mas o fogão... não pensei que instalar um fogão desse tanto trabalho. Tal simples empreitada requer um planejamento requintado, cheio de pormenores, a não ser que você queira gastar dinheiro.
Bom, a primeira decisão a ser tomada é: botijão ou gás canalizado?
Andei pesquisando: um botijão de gás custa em torno de R$80,00 (cheio); um regulador de gás, já com a mangueira e abraçadeiras, custa por volta de R$40,00. Chegamos a um total de R$120,00.
Para usar o gás canalizado é preciso de uma mangueira especial (metálica), um registro de esfera, e de um manômetro para medir o consumo. O kit completo custa em média R$150,00, e pode ser adquirido em qualquer loja especializada em fogões ou em distribuidoras de gás como Liquigás ou Minasgás. O valor citado já inclui a visita do técnico.
Eu levei uns três dias pesando prós e contras: se eu optasse pelo botijão, perderia espaço na área de tanque e teria que fazer uma pequena adaptação na parede para passar com a mangueira. Caso escolhesse o gás canalizado, teria que pagar mais caro pela instalação, mas não perderia espaço nem teria que “pegar no pesado”. Usar o gás canalizado me daria maior conforto, uma vez que é o sindico quem se preocupa em manter sempre um cilindro de gás cheio, ou seja, nunca faltaria gás muito menos eu precisaria parar de cozinhar pra ir correndo à um depósito comprar um botijão cheio.
Eu estava indeciso até descobrir que já havia um manômetro instalado para meu apartamento, ou seja, seria um gasto a menos. Pesquisei um pouco mais e descobri que somente a mangueira metálica custava cerca de R$30,00 no SOS dos Fogões (loja especializada). A escolha se tornou óbvia: compraria a mangueira e eu mesmo faria a instalação. Simples, rápido e fácil.
Ledo engano... a tal mangueira é um desastre em pessoa para fixar. De cara a borracha que faz a vedação do gás se rompeu. Tive que improvisar com uma borracha escolar recortada no formato da famigerada borrachinha (funcionou muito bem, obrigado). Resumo da ópera: três a quatro horas de trabalho depois e trinta reais mais pobre, pude comemorar com um bife quentinho, frito na hora, em meu novo fogão!
Moral da história: Às vezes é melhor pagar alguém para fazer um trabalho que você dá conta, mas perderia muito tempo e a paciência pra executar.
Contudo, depois te tanto knowledge, pode me chamar que instalo o seu fogão baratinho, e ainda presto consultoria.

2 comentários:

Saudável e Natural disse...

Ai meu Deus! tô na mesma situação com meu fogão novo, ehhe.. na verdade o resumo da ópera é mais extenso ainda. Comprei o tal fogão pro apartamento novo no sábado 09/08 e somente ontem, 14/08 eu o recebi. Ficar uma semana cozinhando no microondas não é fácil não. Mas agora o desespero é saber como farei a instalação sozinha já que o SAC da Consul, fabricante do fogão informou que o próprio usuário poderá fazê-lo. E aí, no caso de mangueira plástica, usa-se abraçadeiras? tem algum segredo para que o gás não vaze??
Socorroooooooooooo!!!

Helton Vieira disse...

Olha Ana, cozinhar no microondas ninguém merece mesmo...rsrs.
Quanto à sua pergunta, você deve usar sim abraçadeiras, mas o mais importante é comprar uma mangueira com o selo de aprovação do INMETRO. Isso garante a segurança da instalação e a sua também! Outra dica é usar um pouquinho de detergente no bico das mangueiras. Isso ajuda o bico a entrar mais fácil na mangueira e depois de seco, o detergente ajuda na vedação, um pouquinho de sabão em barra também funciona, mas lembre-se: é um pouquinho só, nada de “brear” tudo de sabão ou detergente.
Usando uma mangueira de boa qualidade e as abraçadeiras, será bem difícil vazar gás. Contudo, um pouquinho de espuma ajuda a detectar possíveis vazamentos.
Outra dica importante: só ligue o gás depois que você já tenha acabado e NUNCA use um fósforo para detectar vazamentos. Fazendo tudo isso, vai ser moleza instalar o fogão. Aí é só comprar um bom livro de culinária e sair para o abraço.
Tudo de bom e boa sorte!

Novo post com as dicas