quinta-feira, 6 de março de 2008

Da necessidade...

Hoje, uma conversa com minha amiga Sarah fez-me relembrar fatos que aconteceram comigo e com minha família há alguns anos atrás. A tônica da conversa era a mudança comportamental. Frequentemente eu uso uma frase que, de tanto falar, já se tornou uma das minhas filosofias: A necessidade é que faz o sapo pular.
Pode parecer uma frase bobinha, mas que se levarmos em consideração a profundidade incutida em sua ingênua apresentação, poderemos ver que muitas ações ou atitudes alheias, antes incompreendidas por nós, passam a fazer certo sentido.
Ninguém vai mudar -apenas- por nossa vontade, ou por qualquer atitude que venha de encontro com a forma de pensar daquela pessoa. A mudança é decorrente de uma necessidade que a própria pessoa tem, ou vai ter em um determinado momento da vida. Se tudo viesse até o sapo, comida, água, uma sapinha, e tantas outras coisas, ele não precisaria pular, ficaria quietinho, afinal, ele não é bobo. Mas é justamente porque ele precisa comer, beber, se reproduzir, que ele precisa pular. É uma analogia quase infantil, peço desculpas, mas que justifica porque certas pessoas tem esse ou aquele comportamento diante de fatos ou situações que os coloca em cheque.
Eu gosto muito de uma frase que ouvi em uma música do Gabriel (o pensador): "Mude, que o mundo muda junto com você." Essa é a receita do bolo, se quiser que alguém mude com você, transforme-se, mude sua atitude e essa pessoa vai sentir a necessidade de mudar também.
Agora, se a mudança não te agradar, persista! Ou desista, afinal, ninguem vai mudar apenas porque você quer.

Nenhum comentário: